A União Europeia (UE) destaca nesta terça-feira (29), o fato de que incêndios que ocorrem neste momento na Grécia são "os maiores na história da UE", segundo a Comissão Europeia. Em mensagem no X (ex-Twitter), o braço executivo do bloco informa que há uma grande operação de resgate em andamento da UE no país, com 11 aviões de combate ao fogo, um helicóptero, 407 bombeiros e 62 veículos.
Mais de 600 bombeiros no total trabalhavam para tentar conter o fogo, com alguns dos focos se arrastando por dias. As condições de clima seco no verão local favoreceram as chamas, e autoridades investigam episódios potenciais de incêndio proposital, em alguns dos casos. Mais de 20 mortes relacionadas ao fogo haviam sido registradas na onda de incêndios.
Na segunda-feira (28), Dadia, um parque natural no nordeste da Grécia, conhecido por suas aves de rapina, o fogo estava "fora de controle".
Desde 19 de agosto
O fogo, que começou em 19 de agosto, está fazendo estragos na região do rio Evros, fronteira com a Turquia, perto da cidade portuária de Alexandrópolis. O observatório europeu Copernicus (EMS) estimou na rede X (anteriormente Twitter) que o incêndio já havia devastado 77 mil hectares.
Neste verão no hemisfério norte, a Grécia enfrenta muito incêndios, que o governo atribui à mudança climática. Mais de 120 mil hectares queimaram até agora, segundo estimativas do observatório nacional grego, três vezes a média anual, segundo dados do Copernicus.
*Com informações da Associated Press.