Uma imagem que mostra uma casa isolada em meio a escombros dos incêndios florestais que ocorreram recentemente no Havaí está circulando nas redes sociais e despertando debates. Enquanto boa parte das residências estão destruídas, a construção na cidade de Lahaina permanece sem grandes danos.
Na foto, chama atenção a preservação do jardim da moradia, o telhado vermelho reluzente que aparece em contraste com cinzas e árvores queimadas. Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, os proprietários confessaram não ter nenhum tipo de preparação para resguardar a casa do fogo. Centenas de pessoas seguem desaparecidas no Havaí após o fogo, sendo o pior desastre natural da história do Estado.
Os proprietários da casa, Trip Millikin e Dora, estavam em Massachusetts quando o incêndio destruiu a cidade de Lahaina. Trip contou que havia conversado por telefone com um vizinho e foi avisado que o bairro todo estava em chamas, sendo improvável que sua casa sobrevivesse.
No entanto, no dia seguinte ao incêndio, um amigo ligou e mandou uma foto de um sobrevoo de helicóptero em Lahaina. No meio da destruição aparecia, em destaque a casa de telhado vermelho do casal, praticamente intacta. Trip, em entrevista ao jornal Honolulu Civil Beat contou que ao ver esta imagens pensou se tratar de uma edição de imagem: "Parece que a casa foi photoshopada".
De acordo com site Honolulu Civil Beat, o casal comprou a propriedade de madeira em 2021 e iniciou a reforma da estrutura. Boa parte do trabalho foi realizada com a ajuda de um carpinteiro e dos vizinhos. Segundo os proprietários , a casa estava em condições precárias: telhado caído, varanda podre e cupins em todos os cômodos.
Eles, então, instalaram um telhado de aço, removeram o paisagismo (folhagens) que havia ao redor da casa, substituindo por pedras, fazendo o cercamento com até um metro. Segundo eles, talvez estas melhorias possam ter ajudado a salvar a casa.
A mulher destacou que a distância da casa de seus vizinhos pode ter servido como uma espécie de proteção. O casal espera poder retornar para a cidade em breve. Eles planejam oferecer a casa para quem está desabrigado.
O número de mortos no incêndio ainda pode aumentar. O balanço evolui à medida que as equipes de emergência, com o auxílio de cães farejadores, avançam nos trabalhos de busca entre casas e veículos incendiados. O governo federal disse que enviou médicos legistas, patologistas, técnicos, unidades de raios-X e outros equipamentos para identificar as vítimas.