A semana termina com um grande contraste térmico no Rio Grande do Sul. Enquanto os primeiros dias tiveram até temperaturas negativas no Estado, nesta sexta-feira (21) as máximas ficarão acima do normal para o mês de julho, alcançando 30ºC na Região Central.
Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a média das temperaturas máximas registradas em Porto Alegre, de 1 a 20 de julho, foi de 20,0°C, apenas 0,3°C acima do normal para o mês que é de 19,7°C. Já a média das temperaturas mínimas registradas de 1 a 20 de julho foi de 11,8°C. Isso é 1,4°C acima da média normal para julho que é de 10,4°C. No sábado (22), o tempo fica firme com sol entre nuvens, em todo o RS.
Períodos de calor no mês de julho são comuns, apesar de causarem estranheza. Veja abaixo uma retrospectiva dos últimos anos, quando as temperaturas ficaram elevadas em pleno inverno.
2022
No ano passado os gaúchos não sentiram tanto frio no mês de julho. Porto Alegre viveu o mês mais quente dos últimos quatro anos. Isso porque houve um bloqueio atmosférico que atuou na região central do Brasil e impediu que massas de ar polares entrassem com toda a força no Rio Grande do Sul. O meteorologista Rogério Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que esse movimento acabou trazendo um ar mais quente e seco que veio do centro do país, enquanto os ventos mais gelados ficaram nos países vizinhos.
— O ar frio ficou, basicamente, no Uruguai e na Argentina. Para nós aqui no Rio Grande do Sul, sobrou chuva na metade sul e temperaturas mais altas. Já na metade norte do Estado, praticamente não teve chuva — disse Rogério.
Na metade sul do Estado, as temperaturas variaram de 1,5°C a 3,5°C acima do padrão do mês, enquanto na metade norte a oscilação foi um pouco maior, de 2,5°C a 4,5°C acima do padrão.
Já Porto Alegre viveu o julho mais quente dos últimos quatro anos em 2022, aponta a meteorologista Andrea Ramos, também do Inmet. A média da temperatura máxima foi de 22,4°C, 14% acima do esperado para o mês, que era de de 19,6°C. Em 2021, a média de julho foi de 20°C; em 2020, de 19,3°C; em 2019, de 19°C; por fim, em 2018, de 18°C.
2021
No início do mês de julho, em 2021, as máximas no Estado chegaram aos 29ºC. O tempo firme e ensolarado , fez as cidades de Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no Norte, registrarem 27ºC. O calor em parte do Rio Grande do Sul, principalmente na Região Norte, se deu pela mudança na direção do vento, fazendo com que as máximas do Estado variassem entre 28°C e 29°C.
2020
Na Serra gaúcha, a elevação da temperatura foi destaque no mês de julho. Na cidade de Caxias do Sul, a máxima chegou aos 25ºC no dia 22 de julho. O calor, segundo a meteorologista da Somar Gabriele Golart, se deu, novamente, por conta de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico que impediu o avanço de frentes frias.
Gabriele explicou que, com o bloqueio atmosférico atuando e as frentes frias concentradas somente em áreas mais ao sul do continente, é normal que as temperaturas se elevem de forma rápida.
— Podemos dizer que, apesar de não ser esperado, esse calor é reflexo de um sistema atmosférico bastante comum nesta época do ano — esclareceu a meteorologista na época.
2019
Há quatro anos, o mês de julho foi o mais quente da história. As médias globais de temperatura daquele mês de julho foram "marginalmente mais altas" do que as de julho de 2016 – o mais quente até então.
Todos os meses de 2019 estiveram entre os quatro mais quentes para o mês em questão. Além disso, os quatro anos anteriores (2015 a 2018) foram globalmente os mais quentes já registrados. A informação foi dada pela Copernicus Climate Change Service, instituição ligada à União Europeia.
2018
Um calor típico de verão esteve presente no Estado, com temperaturas máximas próximas aos 30ºC. A amplitude térmica - diferença entre a maior e a menor temperatura do dia -, chegou aos 13ºC em Porto Alegre, no dia 21 de julho. No norte do Estado a variação foi ainda maior, em Iraí, a temperatura chegou aos 21°C pela manhã, 29°C à tarde e 10°C à noite. O município registrou uma queda de 22°C em menos de 24 horas.
Várias cidades gaúchas tiveram a temperatura máxima mais alta daquele inverno. Em Porto Alegre, os termômetros atingiram 30,5°C , 11,2°C acima da média histórica para o mês de julho (19,3°C). Teutônia, no Vale do Taquari, e Santa Rosa, no Noroeste, registraram 30,3°C. O município onde fez mais calor foi Campo Bom, no Vale do Sinos, com 31,7°C.
2017
Julho de 2017 foi o mês dos recordes de extremos em Porto Alegre. Do frio congelante ao calor de verão, o julho dos porto-alegrenses entrou para a história dos registros climáticos do Estado.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia do RS (Inmet) apontaram o julho daquele ano como o mais quente já registrado desde 1909. Na média, 23,8°C, número mais alto da série histórica das máximas, que ficava na casa dos 19,5°C. Em compensação, no dia 18 de julho, Porto Alegre amanheceu com 2,9°C, a menor temperatura registrada em Porto Alegre desde o ano de 2013.