Moradores de cinco bairros de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, passaram a contar, desde a segunda-feira (5), com o serviço da coleta seletiva de lixo. A disponibilidade era uma demanda antiga dos moradores, que, até então, só contavam com a coleta domiciliar. Com isso, o município atende a todos os bairros com os dois tipos de recolhimento dos resíduos.
As áreas que passam a contar com o serviço são: São José, São Jorge, Alpes do Vale, Roselândia e Vila Diehl. Já contavam com a coleta seletiva os bairros Canudos, Hamburgo Velho, Boa Vista, Jardim Mauá, Rondônia, Santo Afonso, Ideal, Liberdade, Industrial, Outro Branco, Pátria Nova, Operário, Vila Nova, Petrópolis, Primavera, Lomba Grande, Rincão, Guarani, Boa Saúde, Rio Branco, Vila Rosa e no Centro.
O trabalho de recolhimento dos materiais recicláveis é feito pelas cooperativas de catadores Univale e Coolabore. Nos galpões de triagem, é realizada a separação pelos catadores por tipo e composição e, em seguida, os materiais são vendidos para empresas que fazem a reciclagem.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura, afirma que a pasta tinha a intenção de ampliar para todos os bairros o serviço desde 2021. Para isso, foi realizada uma reformulação de contratos e a abertura de licitações.
— Com essa mudança, passamos a fazer a coleta seletiva em todos os bairros e não haverá aumento no valor da tarifa cobrada anualmente para o recolhimento do lixo — afirmou o secretário.
O investimento da prefeitura para atender os cincos bairros será de R$ 43 mil a mais no orçamento da secretaria. O roteiro da coleta seletiva com os dias da semana e turnos pelos bairros pode ser conferido aqui.