É bom manter o casaco fora do armário, pois a queda de temperatura que marca o domingo (28) vai continuar durante a semana. Na segunda-feira (29), o frio continua e há baixa incidência de chuvas no Estado.
Com exceção do Norte e Noroeste, onde pode chover forte na primeira metade do dia, a frente fria que atua no Rio Grande do Sul deve deixar o tempo estável na maioria das regiões.
Na Capital, o dia será de muitas nuvens, mas pouca chance de chuva. O termômetro não deve passar dos 19°C, com mínima de 12°C. Em cidades como Bagé, na Campanha Gaúcha, o amanhecer pode ser marcado por geada, com temperatura mínima de 4ºC. No restante do dia, o tempo fica firme, com máxima de 17°C.
Terça-feira (30)
Na terça-feira (30), a situação segue parecida no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, que permanecem com possibilidade de chuva moderada a forte. A novidade do dia é um chuvisco que poderá atingir a faixa que vai do Sul do Estado à Capital.
As instabilidades serão causadas pela umidade que chegará na região, somada a fortes ventos em altitude. As condições facilitarão a formação um cavado meteorológico nos médios níveis da atmosfera, que consiste em uma região alongada com baixa pressão relativa.
No Centro-Oeste do Estado, o tempo se manterá firme. Em Santa Maria, cidade da região, o tempo ficará aberto e com poucas nuvens. A mínima será de 11°C, e máxima, de 21°C. Já em Porto Alegre, onde pode chuviscar ao longo do dia, os termômetros não passarão dos 22°C, com mínima de 13°C.
Quarta-feira (1º)
A chuva continuará concentrada sobre áreas do Norte e atingirá também a Região Serrana. As regiões deverão ter chuvas e muitas nuvens, com algumas breves aberturas de Sol no final da manhã e no início da tarde. Isso acontecerá devido a um fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o chamado VCAN, um sistema de circulação dos ventos que é caracterizado por circulação fechada e no sentido horário.
Já em Porto Alegre e em cidades do Centro-Sul e da Fronteira Oeste, o dia será de Sol, com variação de nuvens e tempo firme. As temperaturas seguirão amenas. Na Capital, os termômetros ficarão entre 14°C e 23°C.
Nos primeiros dias de junho, a tendência aponta para onda de frio e aumento de chuvas. Conforme a Climatempo, uma frente frias deve passar pelo Estado entre os dias 3 e 6 de junho.