Moradores da região da Baía de Vitória, no Espírito Santo, encontraram um tubarão-baleia morto. O Rhincodon typus pesa 12 toneladas e, segundo técnicos do Instituto Orca, é a maior espécie de peixe do mundo.
Conforme sinalizou o projeto Baleia Jubarte, responsável por trazer a informação a público, o animal marinho era uma fêmea adulta de 11,6 metros de comprimento. Segundo informações do g1, o animal foi encontrado na segunda-feira (27), mas a sua carcaça já estava em estado avançado de decomposição e foi rebocada somente na terça-feira (28).
Antes de ser retirado da costa, foi realizada uma necropsia no tubarão-baleia afim de compreender seus hábitos e os impactos que este tipo de animal pode sofrer, além de contribuir ao conhecimento científico e a conservação da espécie.
Segundo a autópsia, o tubarão parecia estar saudável, com a alimentação em dia e uma significativa camada de gordura no corpo.
Nenhum material considerado prejudicial, como plástico ou borracha, foi encontrado no animal durante o exame. Não não foi revelado qualquer indício de interferência do mercado da pesca.
O tubarão-baleia vai ser enterrado em um local providenciado pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Vila Velha.