O domingo (28) será marcado pela queda repentina das temperaturas no Rio Grande do Sul. A razão da mudança no clima é uma forte massa de ar frio, com origem polar, que começa a avançar pelo Estado.
Durante boa parte deste sábado (27), porém, as temperaturas ainda devem continuar elevadas. A mínima do dia, 7°C, está prevista para Pedras Altas, na região Sul, e a máxima, 34°C, em Alto Feliz, no Vale do Caí. Na Capital, os termômetros variam entre 14°C e 31°C.
Ao longo da virada de sábado para domingo, o calor se despede do Estado, e as temperaturas devem despencar em todas as regiões, conforme o avanço da massa de ar polar. Há risco de geada na região sul do Estado, e possibilidade de precipitações invernais na serra gaúcha.
Segundo o Climatempo, no domingo, em Porto Alegre, “está prevista uma queda de mais de 15 graus na temperatura máxima”, com os termômetros previstos para registrar entre 10°C e 14°C ao longo do dia. Também segundo a agência, “há chance, ainda que pequena, de neve nos pontos mais altos da serra gaúcha na noite de domingo”.
A mínima do dia, -1°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. A máxima, 20°C, em Vicente Dutra, no norte gaúcho.
As temperaturas devem ainda seguir baixas na próxima segunda-feira (29), com o frio predominando na maior parte do território gaúcho, e a mínima em Porto Alegre prevista para chegar a 6°C, a mais baixa durante os próximos dias. Há risco de geada em quase todo Estado, exceto na Região Metropolitana e no Litoral.
A partir da terça-feira (30), as temperaturas já devem voltar a subir no território gaúcho. A máxima tem previsão de chegar a 13°C em São José dos Ausentes e 19°C em Porto Alegre ao longo do dia, enquanto na quinta-feira (1º), a temperatura está prevista para chegar, respectivamente, até 20°C e 27°C.
A frente fria também deve trazer chuvas ao Estado. Neste sábado, há risco de temporais isolados, rajadas de vento de até 50km/h e queda de granizo na região sul, principalmente em áreas que fazem fronteira com o Uruguai.
Nas outras áreas do Estado, pelo menos no sábado, o tempo fica firme durante a maior parte do dia. Contudo, até o começo da noite, a instabilidade deve começar a se espalhar por todo território gaúcho, provocando pancadas de chuva no dia seguinte por todas as regiões. Em Porto Alegre, a chuva no domingo deve ocorrer pela manhã.