Ficar diante da lareira pode ser irresistível no inverno, mas é preciso seguir cuidados para aquecer a casa com segurança. São precauções que vão desde o momento de acender o fogo até quando ele se apaga.
Para dar orientações de como fazer o fogo da lareira e aproveitá-lo com cuidado, GZH consultou o tenente-coronel Isandre Antunes, chefe da assessoria de operações do Corpo de Bombeiros Militar.
Uma das principais dicas é manter as crianças afastadas, já que podem jogar objetos na lareira, ou, se ficarem muito próximas, correm o risco de queimaduras. Também nunca se deve deixar um tapete perto do fogo, ou mesmo um carpete, pela chance de incêndio.
— As pessoas têm que seguir o passo a passo. Se começar a usar a lareira para queima de lixo, se colocarem outra coisa para queimar que não seja madeira, essas coisas costumam virar acidentes. Além não ter o cuidado com crianças — frisa.
Segundo Antunes, os incidentes domésticos mais comuns com as lareiras envolvem os improvisos que as pessoas fazem, ou seja, quando praticam coisas que não são recomendadas:
— As pessoas têm que seguir o passo a passo. Se começar a usar a lareira para queima de lixo, se colocarem outra coisa para queimar que não seja madeira, essas coisas costumam virar acidentes — frisa.
A hora de começar o fogo
A primeira recomendação é deixar o álcool de lado. Segundo o coronel Antunes, nenhum líquido combustível deve ser utilizado para acender uma lareira.
Comece preparando uma bucha de papel, formada por várias folhas de jornal, e deposite na lareira. Também é possível comprar um acendedor próprio para isso.
— São acendedores parecidos com rolha, com fósforo embutido — detalha o coronel Antunes.
Por cima, deve-se colocar lenha ou carvão, mas sem cobrir tudo. É necessário deixar uma fresta para atear o fogo na bucha ou no acendedor. O fogo deverá ser aceso com um prolongador, que proporciona uma distância segura. A chama deve ser acesa na ponta e então aproximada da bucha de papel.
Também é importante lembrar do anteparo da lareira, uma grade de proteção para que as brasas não se projetem para fora.
Antunes ainda alerta para a quantidade e altura de madeira:
- A altura da lenha não pode passar da altura do anteparo da lareira - diz.
Por fim, é importante checar que a chaminé e os dutos estarão livres para a liberação da fumaça, o que evita a contaminação do ambiente.
A lenha
É necessário observar a procedência da lenha na hora de comprá-la. Isso porque a madeira tratada pode largar substâncias nocivas para a saúde.
— Tem que comprar lenha não tratada, sem produto químico — reforça o tenente-coronel.
Não armazenar a lenha muito próxima do fogo também evita acidentes.
Como manter o fogo
Depois de iniciado o fogo, basta acrescentar lenha aos poucos. A quantidade vai depender do tamanho do ambiente e do calor que se deseja atingir.Mas, segundo o coronel Antunes, é melhor ir com calma com a lenha.
Mas, segundo o coronel Antunes, é melhor ir com calma.
— Muita lenha aumenta demais a temperatura, consome o oxigênio do ambiente e produz mais brasa. Quanto mais lenha, mais a brasa é arremessada para fora do braseiro — alerta.
Como apagar
Fogo de lareira não se apaga, se deixa apagar. Para limpar as brasas, o que é muito importante, precisa aguardar até que tenham esfriado. Também nunca se deve ir dormir com a lareira ainda queimando, frisa o tenente-coronel.