O Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos declarou, nesta quarta-feira (29), que o pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis) está "possivelmente extinto", pois não se tem mais encontrado exemplares na natureza. O principal motivo do desaparecimento é a degradação de seu habitat natural.
A espécie ficou famosa por inspirar o desenho animado Pica-Pau - ainda muito conhecido entre os brasileiros e o primeiro a ser transmitido no País. Além do pássaro, a entidade também anunciou outras espécies que desapareceram do mundo. As informações são do The New York Times.
O Pica-Pau foi o primeiro desenho a ser exibido na televisão brasileira, estreando um dia após a inauguração da TV Tupi, em setembro de 1950. No início, não havia dublagem: os curtas eram exibidos no original em inglês, com o auxílio de legendas. Ainda hoje é um dos desenhos mais exibidos no Brasil.
Segundo o instituto, não só a espécie da ave desapareceu. O levantamento corresponde a 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta.
Os motivos por trás das possíveis extinções variam: desenvolvimento excessivo, poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros mortos por penas e animais capturados por coletores privados. Em cada caso, os humanos foram a causa final.
— Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global. É um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos — disse Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do órgão norte-americano.