A frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul trouxe instabilidade para o território gaúcho. A chuva não é intensa, mas revirou o céu entre a noite de segunda-feira (9) e o amanhecer de terça (10). Segundo o Grupo de Atividade Atmosférica (Elat/Inpe), o Estado registrou 11.279 raios em um período de 12 horas. Desse total, 5.220 tocaram o solo. De acordo com a entidade, essa é considerada uma quantidade elevada de raios.
Porém, a calmaria no céu deve voltar a vigorar, já que a frente fria que trouxe essa instabilidade avança em direção à Santa Catarina. Os municípios que podem vir a registrar queda de chuva ficam na área próxima da divisa com o Estado vizinho.
Na quarta-feira (11), entra em cena o frio, diz Carine Gama, meteorologista da Somar:
— A expectativa é de que o centro, o oeste e o leste gaúcho fiquem com céu nublado. A entrada de uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas e a Campanha poderá registrar formação de geada ao amanhecer.
Os prognósticos apontam que as mínimas serão de 10°C, em Porto Alegre, de 3°C em São José dos Ausentes, na Serra, e que os termômetros ficarão na casa dos 2°C em Caçapava do Sul, na Campanha.