O Rio Grande do Sul terá uma tarde quente nesta quinta-feira, com temperaturas passando dos 30ºC em praticamente todas as regiões. No Noroeste, em Santa Rosa, por exemplo, os termômetros sobem ainda mais, chegando aos 36ºC. Mas a partir desta sexta-feira (20), o tempo muda, a chuva e o vento voltam e a temperatura cai no Estado. O frio intenso vivido em julho e início de agosto, no entanto, não tem previsão de volta.
Conforme a Somar Meteorologia, a madrugada desta quinta-feira (19) ainda foi marcada por pancadas de chuva em áreas isoladas da Serra e do Litoral Norte, em função do deslocamento de áreas de instabilidade que atravessaram o Estado. Com intensidade moderada, a precipitação não chegou a formar grandes acumulados. A Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, no entanto, ainda devem ter chuva ao longo do dia.
No decorrer da quinta, o tempo ficará firme e com céu limpo em todo o Rio Grande do Sul. Devido à presença de uma forte pré-frontal que carrega ventos quentes, a temperatura vai subir em todo o Estado, podendo bater a casa dos 39°C em São José do Sul, no Vale do Taquari, e 38°C em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, de acordo com a Somar.
— A aproximação de uma frente fria faz com que chuva e trovoadas se formem no Estado, principalmente, nessas três regiões. As rajadas de vento podem chegar aos 70km/h e há risco de queda de granizo. As áreas centrais, como a Serra gaúcha, podem registrar rajadas de vento de até 60km/h, mesmo que sem chuva — afirma a meteorologista Fabiene Casamento.
Sexta-feira de chuva intensa
Na sexta-feira (20), com o avanço de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul, o tempo ficará bastante carregado.
Há chance de temporal e ventania intensa na metade sul do Estado, devido ao choque entre a massa de ar frio e a de ar quente. De acordo com a Somar, há risco de trovoadas e fortes ventos até para Porto Alegre. No centro-norte gaúcho, a nebulosidade se acentua ao longo da manhã, mas a chuva só dará as caras a partir da tarde ou comecinho de noite.
— Na sexta, as temperaturas caem em função de ventos vindos do sul, que aumentam a sensação de frio na parte da noite. O destaque de tempo seco para o extremo Norte, que não será afetado por essas condições que se formam sobre o Estado. No geral, os acumulados serão de 10 a 20 milímetros. Será uma chuva forte, esse será o dia mais intenso em relação à precipitação — desataca a meteorologista.
Em Erechim, no Norte, as temperaturas devem variar entre 17°C e 29°C e o dia será de sol entre nuvens. São Borja, na Fronteira Oeste, registrará temperaturas entre 19°C e 32°C e pancadas de chuva. Já na Capital, onde também haverá pancadas de chuva, os termômetros ficarão entre 15°C e 25°C.
Sábado de temperaturas baixas em grande parte do Estado
No sábado (19), a frente fria - que trouxe queda das temperaturas e chuva - começará a se afastar, mas não levará embora as áreas de instabilidades e o frio. O céu permanecerá com nebulosidade e chuva fraca, especialmente, no Norte e Oeste do território gaúcho, explica a meteorologista da Somar.
— Na Região Metropolitana, no Litoral gaúcho, no Extremo Sul e na Campanha a condição de céu nublado se repete. A diferença é que a chuva será mais forte do que no Norte e Oeste e as temperaturas mais baixas. O frio será mais intenso onde chover mais, já que o tempo fechado impossibilita que os raios de sol aqueçam a atmosfera — afirma.
Rio Grande, no Sul, terá chuva moderada e as temperaturas ficarão entre 10°C e 17°C. Na Campanha, em Bagé, os termômetros ficarão entre 8°C e 17°C e a chuva será moderada. Já em Santa Rosa, no Norte, haverá sol entre nuvens e as temperaturas serão de 17°C e 28°C.
Domingo de fortes ventos e temperaturas amenas
No domingo (22) uma área de baixa pressão se forma na costa Sul gaúcha e isso provocará mais temporais no Centro, Região Metropolitana, Litoral Norte e Sul, Campanha e Sul do Estado. O sistema não chegará a alcançar o Norte, Oeste e Noroeste, por isso, o tempo será firme nestas áreas. Nas demais regiões, o risco de novas rajadas de vento na casa dos 70km/h serão maiores de acontecer. Em Porto Alegre, as temperaturas poderão variar entre 15°C e 25°C. Em Torres, no Litoral Norte, entre 16°C e 22°C.