Com neve e muito frio, o Rio Grande do Sul até pode competir, mas não ganha de Santa Catarina no quesito temperatura mais baixa registrada na região Sul do Brasil este ano. Cidades da serra catarinense tiveram temperatura perto de -10°C e sensação térmica de quase -25°C na madrugada desta quinta-feira (29).
Em Bom Jardim da Serra, a mínima foi de –8,6°C entre 5h e 6h desta quinta-feira (29). A sensação térmica, no entanto, foi muito maior, chegando a –24,7 - de bater queixo! Em Urupema, os termômetros marcaram –7,4°C e a sensação térmica bateu a casa dos –22,8°C, às 3h, momento em que os ventos estavam a 80km/h, fator que potencializou a sensação de frio intenso.
Ubirici registrou –6,5°C e a sensação térmica de –21,2°C também em função das fortes rajadas de vento. São Joaquim – nacionalmente conhecida pelas baixas temperaturas não decepcionou – os termômetros marcaram –5,9, mas os moradores sentiram um frio de –17°C. Por fim, Painel registrou –4,1°C.
Queda de neve fraca foi vista em São Joaquim nesta madrugada.
As informações são da Somar Meteorologia, com base em medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fabiene Casamento, meteorologista da Somar, afirma que a friaca histórica é resultado da massa de ar frio, de origem polar, que age sobre o território catarinense, assim como no Estado gaúcho.
— Santa Catarina registra um frio maior do que o Rio Grande do Sul, porque o Estado catarinense está localizado em uma altitude maior, mais alta. Conforme a gente sobe, o frio aumenta — explica.