A previsão de neve se confirmou em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, nesta quarta-feira (28). Turistas lotam hotéis e pousadas da região para acompanhar o fenômeno. Por volta das 14h30min, ele chegou.
Boa parte dos visitantes foi ao Lago São Bernardo, ponto turístico do município, para assistir aos flocos caindo do céu. A temperatura, na hora, era de 3ºC. Deve nevar ainda mais no final da tarde e, durante a madrugada, as marcas devem cair para -2ºC.
O casal de bancários André Luis Silva Pinto e Ana Luisa Seffner mora em Porto Alegre e resolveu tirar folga e subir a Serra para comemorar o aniversário de André, celebrado nesta quarta-feira. A expectativa de ver neve os animou ainda mais para fazer a viagem.
— Eu já tinha visto neve no Vale Nevado, no Chile, mas não era época de neve, então os flocos não estavam mais caindo. E, antes disso, tinha visto nos anos 1980, em Porto Alegre, mas muito pouco — conta André.
Para Ana Luisa, ver a neve faz se sentir um pouco como uma criança.
— Vai ser difícil conseguir fazer um boneco de neve, mas é tão bonito! A gente se sente de volta à infância, brincando na neve. Eu só tinha visto neve em Bariloche, mas sem precipitação, aí não é a mesma coisa — comenta a bancária.
A veterinária Alexandra Müller foi a São Francisco de Paula com seu marido e a filha. A família resolveu fazer um bate-volta para realizar o desejo de Martina, de sete anos, de ver a neve.
— Ela está de férias, aí viemos dar uma passeada para ver a neve porque vimos na previsão que tinha uma grande chance de nevar. A Martina estava ansiosa — relata Alexandra.
Em meio ao frio e à neve, chamava a atenção o bancário Anderson Luiz Boch, que mora em São Francisco de Paula e não deixou o fenômeno desanimá-lo de correr.
— Se eu deixar de correr aqui quando faz frio, não vou correr nunca. Aí uso roupa apropriada, com roupa térmica, duas camisas, touca, corta-vento com capuz e, hoje, luvas, porque vão gelar as mãos — explica Anderson, que não se impressionou com o frio. — Acho que está normal para o inverno.