chuva de granizo registrada em cidades da região Norte e da Serra afetou 1,44 mil gaúchos, conforme o balanço divulgado nesta terça-feira (27) pela Defesa Civil Estadual. Desse total, duas pessoas – um morador de André da Rocha, na Serra Gaúcha, e outro de Guabiju, no Norte – precisaram deixar suas casas em razão do ocorrido.
O levantamento da Defesa Civil aponta o município de Getúlio Vargas, também no norte do RS, com o maior número de afetados. Ao todo, 1,2 mil moradores registraram algum dano em função do granizo.
Cerca de 300 casas e uma escola municipal ficaram danificadas. O Corpo de Bombeiros do município, em apoio à Defesa Civil, já distribuiu mais de 13 mil metros de lona para as famílias atingidas.
No município de Guabiju, o temporal acompanhado de granizo danificou casas e cobriu gramados de branco. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 42 pessoas confirmaram estragos em suas residências. O hospital do município e uma escola estadual tiveram parte do telhado danificada.
As pedras variaram de pequenas a grandes, conforme fotos feitas pelos moradores da pequena cidade de pouco mais de 1,5 mil habitantes.
A Defesa Civil recebeu ainda notificações de prejuízos causados pelo granizo em Erebango, que teve 30 casas parcialmente danificadas; Estação, com 36 pessoas afetadas; e São Valério do Sul, onde foram confirmados danos nos telhados, mas sem registro de atingidos com maior gravidade.
A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros dos municípios seguem auxiliando as comunidades na distribuição de lonas.