Um dos municípios mais atingidos pela neve registrada na quarta-feira (28), Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, amanheceu nesta sexta-feira (30) com temperatura abaixo de zero e geada negra nesta sexta-feira (30). Temido pelos produtores rurais, o fenômeno envolve o congelamento da planta de dentro para fora – e não na sua superfície, como a geada comum – e pode gerar grandes danos às lavouras.
Em alguns pontos das estradas de Cambará do Sul, no início da manhã desta sexta ainda era possível ver resquícios da neve que caiu há dois dias e deixou o município com uma brancura generalizada. Casas, carros, estradas, gramados, quase tudo no município ficou com uma camada de neve por cima.
- A cidade ficou toda branquinha. A neve começou à tardinha, de noite aumentou e ficou tudo branco. Eu nunca tinha visto a neve desse tamanho. Das outras vezes, era concentrada em um só lugar, mas, desta vez, foi por toda Cambará - relata o brigadista Celso Macedo, conhecido como Lili, que trabalha para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre as funções de Lili está a manutenção dos Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, que são pontos turísticos da região.
As baixas temperaturas seguiram, o que conservou em parte a neve em Cambará e causou novos congelamentos. O Cânion Itaimbezinho amanheceu com poças d’água e córregos com camadas de cerca de um centímetro de gelo por cima.
- Muita gente ficou curiosa pela neve e veio visitar. O parque lotou - conta seu Lili.
Em muitos pontos da Trilha do Cotovelo - uma das opções de percurso para observar os cânions de cima - havia também a presença de geada negra. Diferentemente da tradicional geada, esta é mais rara e "congela" a planta de dentro para fora. O resultado é uma aparência preta, como sugere o nome, e prejuízos econômicos para determinados cultivos, como café e citros.
Às 7h20min desta sexta, a temperatura em Cambará era de -2,5ºC, mas a sensação térmica era de -8,5ºC. Para os próximos dias, porém, a tendência é de que o sol se mantenha e o frio alivie.