Se você estava no aguardo do famoso veranico de maio como alternativa para tentar amenizar o frio, contenha as esperanças. A baixa temperatura chegou de vez e ela deve durar, pelo menos, até o final da próxima, aponta a Somar Meteorologia.
Atualmente, o território gaúcho está sob forte ação de uma área de alta pressão atmosférica. Essa condição ajuda a inibir a formação de nuvens de chuva, por isso, o tempo está firme. Porém, ela traz de arrasto uma massa de ar seco e uma massa de ar frio, explica Fabiene Casamento, meteorologista da Somar.
— Isso baixou bastante a temperatura. Essa massa se formou na Argentina e foi subindo em direção ao Brasil. Agora, ela está em seu pico de ação e posicionada bem em cima do Rio Grande do Sul. A expectativa é de que esta sexta-feira (7) e o sábado (8) sejam mais gelados, mesmo em comparação com a próxima frente fria que está por vir — afirma.
A condição que vigora, atualmente, no Estado se mantém até o domingo (9). Na segunda-feira (10) uma segunda massa de ar frio avança em direção ao território gaúcho e isso ajuda a fazer o frio estacionar no Rio Grande do Sul, aponta Fabiene:
— Essa segunda condição terá formação igual a anterior. A diferença é que ela provocará chuva na terça-feira (11). Os prognósticos apontam que o pico de ação da massa de ar frio, ou seja, o momento em que a temperatura será ainda mais baixa será entre quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Porém, os dias seguintes também serão gélidos.
De acordo com a Somar, na quinta, São Jose dos Ausentes, na Serra, deve ter mínima de 5°C, a Capital pode ter mínima de 11°C e Bagé, na Campanha, pode registrar 7°C.