A chegada de uma massa de ar frio ao Rio Grande do Sul baixou a temperatura em diversas cidades gaúchas, fazendo com que muitas registrassem sua manhã mais gelada do ano nesta segunda-feira (26) — incluindo Porto Alegre, com 14,3°C. De acordo com a Somar Meteorologia, o frio deve se intensificar nos próximos dias e a previsão é de que a mínima mais baixa, de 3°C, ocorra na quarta-feira (28), em Cambará do Sul.
Fábio Luengo, meteorologista da Somar, explica que a queda na temperatura é justificada pela passagem de uma frente fria sobre o Estado. Segundo ele, devido à estação do ano, o frio está sendo mais continental, ou seja, está avançando mais sobre o continente do que sobre o oceano, fazendo com que a sensação seja ainda mais intensa.
— De forma geral, o frio deve ficar mais concentrado na região Sul do país. Também chegará ao Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo ao Norte do país, principalmente em Rondônia e no Acre, mas é claro que não se compara com o frio do Sul ou do Sudeste — afirma Luengo.
Nesta segunda, a temperatura mais baixa do Rio Grande do Sul foi registrada em São José dos Ausentes, com 5,3°C, e em Cambará do Sul, com 6,2°C — a menor deste ano na cidade. No entanto, a sensação em Cambará foi ainda menor: 1,7°C.
Entre terça e quarta, os termômetros no município devem registrar mais frio, com mínimas de 6°C e 3°C, e máximas de 16°C e 17°C, respectivamente. Por isso, pode haver geada em Cambará do Sul, Lagoa Vermelha e Canela, assim como nas cidades próximas às três regiões.
Na Capital, a expectativa é de que a temperatura também baixe ainda mais nos próximos dois dias, com mínima de 12°C na terça e de 11°C na quarta. Já a máxima em ambas as datas deve ser de 22°C.
Luengo destaca que, de modo geral, os termômetros devem ficar em torno de 20°C e 22°C na maioria das regiões do Estado durante o período. Na quinta-feira (29), entretanto, a temperatura começa a subir gradativamente. Não há previsão de chuva para a semana e o sol deve predominar, apesar de uma pequena variação de nebulosidade.