Porto Alegre foi a segunda capital mais quente do Brasil neste sábado (10). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com temperatura máxima de 33,7ºC, a cidade ficou atrás apenas de Aracajú, no Sergipe, que chegou aos 37,7ºC.
Depois do calorão, os termômetros despencam no domingo (11) e a sensação de frio predomina com temperatura mais baixas, umidade e vento. Em Santo Ângelo, a mínima de sábado para domingo chega a cair 8°C, de acordo com a Somar Meteorologia. A variação de temperatura deve ficar entre 14°C e 29°C.
Também há expectativa de temporais ao longo do dia. Um ciclone extratropical avança pelo oceano e existe a possibilidade da formação de um ciclone-bomba. Essa condição pode ocasionar vento com até 90 km/h no sul do Estado.
O risco de transtornos está presente em todo o Rio Grande do Sul, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha, região sul e Litoral Sul.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para chuva intensa, descargas elétricas, possibilidade de trovoadas e rajadas de vento com intensidade de moderada a forte para os municípios que fazem fronteira com o Uruguai. O alerta é válido para todo o final de semana. Segundo a Somar Meteorologia, na região há possibilidade de eventual queda de granizo e de transtornos como alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos.