Considerado o menor gambá do mundo, um gambá pigmeu foi encontrada na Ilha de Kangaroo, na Austrália, pela primeira vez desde o verão passado, quando um incêndio destruiu a maior parte de seu hábitat, informa o jornal The Guardian.
Um santuário único de flora e fauna semelhante às Ilhas Galápagos, a ilha foi severamente afetada pelos incêndios na Austrália. Quase metade dos 440,5 mil hectares da ilha foi queimada entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. O grupo conservacionista Kangaroo Island Land for Wildlife encontrou o pequeno pigmeu como parte de um grande esforço para conservar as espécies locais.
— Esta captura é o primeiro registro documentado da espécie sobrevivente após o fogo —disse o ecologista Pat Hodgens — O fogo queimou cerca de 88% do alcance previsto dessa espécie, então não tínhamos certeza de qual seria o impacto dos incêndios, mas é bastante óbvio que a população teria sido gravemente afetada.
A Kangaroo Island Land for Wildlife pesquisou 20 locais diferentes na ilha e encontrou também bandicoots marrons do sul, ratos do mato nativos, gambás com cauda em escova, cangurus tammar e os gambás pigmeus ocidentais mais comuns, bem como um pequeno gambá pigmeu.
Hodgens ressaltou que pode levar anos ou mesmo décadas antes que a fauna local recupere suas populações. Mas se mostrou otimista de que o pequeno gambá pigmeu agora sobreviva na Ilha Kangaroo, ainda que seja necessário trabalhar para proteger o que restou da população.
— No momento, eles estão altamente comprometidos como espécie — disse o ecologista —Eles ainda não estão fora de perigo porque agora eles estão em seu estado mais vulnerável. Conforme a mata se regenera, eles ainda estão muito expostos a predadores naturais e introduzidos.