A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quarta-feira (2) um alerta de chuvas intensas, possibilidade de granizo e rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. O aviso reforça a informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da noite de terça (1º), para o risco de rajadas de vento com até 60 km/h em diferentes regiões.
A ventania é causada pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Oeste do Estado. As consequências serão chuva volumosa e possibilidade de queda de granizo, iniciando pela Fronteira Oeste e pela região noroeste do Estado.
Conforme a Somar Meterologia, o ciclone trará precipitações isoladas ainda nesta quarta, com intensidade moderada. O maior acumulado do dia está previsto para Alegrete, na Fronteira Oeste: 54 mm — medida que corresponde a cerca de 38% de toda a chuva esperada para dezembro no município.
Na quinta-feira (3), há condições para chuva em todo o Rio Grande do Sul. As precipitações devem ocorrer a qualquer hora do dia, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento acima de 60 km/h.
Nas regiões norte e noroeste do RS, além da chuva, não está descartada queda de granizo. O maior acumulado de quinta, 57 mm, está previsto para Marcelino Ramos, no norte gaúcho. Conforme a Somar, esse volume representa 35% da chuva esperada para o mês no município.