Morreu na quarta-feira (28) o filhote de toninha que havia sido encontrado na Praia do Cassino na semana passada. A espécie de golfinho é uma das mais ameaçadas de extinção no Brasil, e o filhote encontrado em Rio Grande, no sul do RS, havia chamado atenção por ter sido achado recém-nascido.
Segundo os oceanólogos, o animal teria se perdido da mãe, que possivelmente morreu no mar ou foi capturada por barcos pesqueiros. O filhote estava internado no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) desde quarta-feira (21). Durante esse período, foi alimentado com uma substância com os mesmos nutrientes do leito materno.
Em comunicado, o Cram lamentou a morte do animal e disse que ''o filhote contribuiu muito para o conhecimento e aprimoramento dos protocolos de manejo e reabilitação para a espécie''. Os cientistas estimam que existam cerca de 20 mil toninhas no oceano no Brasil.
Anualmente, 1,5 mil toninhas morrem acidentalmente nas redes de pesca ou por causas naturais, sendo mais da metade dessa mortalidade registrada nas águas do Rio Grande do Sul.