Os prognósticos do começo de agosto, que indicavam um frio intenso na segunda quinzena do mês, foram confirmados desde a quinta-feira (20). Com o avanço de uma massa de ar polar pelo Estado, a temperatura caiu em todas as regiões e houve registro de neve em pelo menos nove municípios.
Quaraí, na Fronteira Oeste, tem se destacado pelos recordes frio: já marcou -3,7°C e -3,9° em julho e, nesta sexta (21), teve a menor temperatura do Estado: -5°C.
No ano passado, o município da Fronteira também teve a mesma marca,de -5ºC, no dia 6 de julho. Em julho de 2009, São José dos Ausentes também chegou a registrar -5°C. Todos esses registros estão no rol das menores temperaturas do Estado, conforme o banco de dados da Somar Meteorologia, que conta com informações das estações do Instituto Nacional de Meteorologia desde 1998.
Apesar da friaca de -5°C, o RS já teve uma mínima mais baixa. Conforme a Somar, a menor temperatura registrada por aqui foi ocorreu em 11 de julho de 2004, em São José dos Ausentes, quando os termômetros chegaram à marca de –6,4°C.
Friaca intensa
Assim como Quaraí, pelo menos outros 19 municípios tiveram registro de temperatura abaixo de zero nesta sexta. São José dos Ausentes teve -4,3°C, Serafina Corrêa, -3,5°C, e Vacaria, -3,4°C.
A neve, por sua vez, foi registrada em São José do Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela, Jaquirana, Riozinho e Pinheiro Machado.