A mais intensa massa de ar frio de origem polar deste ano, que está entrando no Rio Grande do Sul e já fez surgir na tarde desta quinta-feira (20) os primeiros flocos de neve na serra gaúcha, avançará rapidamente sobre parte do país a partir desta sexta-feira (21). Ainda na noite desta quinta, há possibilidade de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no Oeste, Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, e em áreas do Sul e Sudoeste do Paraná, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Porto Alegre, até o início da noite os termômetros haviam registrado mínima de 8ºC.
Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, o pico do frio no Rio Grande do Sul será nesta sexta-feira (21), quando há previsão de neve nos Campos de Cima da Serra, chuva congelada com flocos de neve na região de Canguçu, no sul do Estado, e de geada moderada nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste. Este mesmo cenário está previsto para sábado (22), que deverá ser sem chuva e com geada em toda a metade sul do Estado. No domingo (23), com o céu completamente sem nuvens, a presença da geada será ainda mais intensa, incluindo Porto Alegre. O frio começará a perder força no Estado a partir de segunda-feira (24).
— Até agora, esta é a massa de ar frio mais intensa do ano. Teremos pelo menos mais uma em setembro, mas sem esta intensidade. Também é muito provável que não tenhamos mais previsão de neve no Brasil para este ano — aponta Luengo.
Conforme o Cptec, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o frio avançará rapidamente entre sexta e sábado sobre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, promovendo declínio de temperatura bastante acentuado nesses Estados até o próximo domingo.
Conforme o Inmet, a massa de origem polar chegou ao Brasil depois de atingir o Uruguai e a Argentina, onde as temperaturas ficaram abaixo de zero. Na Grande Buenos Aires, os registros chegaram a -2,1ºC. Em Córdoba, o aeroporto registrou mínima de -6,2°C. Nesta quinta, a temperatura na Argentina baixou a -13,1°C em Villa Reynolds, na província de San Luis.