Cobertor e guarda-chuva são itens essenciais para encarar os próximos dias no Rio Grande do Sul. A previsão do tempo para o fim semana é de frio no sábado (4) e chuva no domingo (5).
O meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, afirma que o pico do frio já passou e foi registrado entre a tarde de quinta (2) e o amanhecer de sexta (3).
— Porto Alegre teve, ontem, a menor máxima do ano, com 12,6°C — diz.
Nesta manhã, Canela registrou -2,3°C. Ao menos outros 10 municípios registraram temperaturas negativas, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porto Alegre marcou 4,9°C, a segunda menor em 2020 – em 14 de junho, a Capital teve 4,8°C.
Para este sábado, o tempo seco e frio deve permanecer, no entanto, as máximas sobem mais, se aproximando dos 20°C. Cambará do Sul e Lagoa Vermelha devem ter a menor temperatura, com 1°C. Porto Alegre pode ter 6°C e chegar aos 17°C. Com essa leve subida, as possibilidades de gear diminuem.
No domingo, as mínimas entram em elevação. Em Cambará, por exemplo, a menor temperatura deve ser de 8°C, enquanto Porto Alegre deve ter 13°C. Neste dia, uma frente fria avança pelo Estado, trazendo chuva. Luengo diz que os acumulados não devem ser grandes como os registrados nesta semana.
Vento forte na próxima semana
O começo da próxima semana deve ter ligeira queda de temperatura e passagem de uma área de baixa pressão, o que pode provocar temporais com vento e chuva intensos, especialmente na Metade Norte.
Os meteorologistas não veem grande chance de um novo ciclone-bomba – do tipo que atingiu o Rio Grande do Sul entre terça (30) e quarta (1) e que agora já está no sul da África –, mas monitoram o sistema para avaliar sua intensidade e alguma mudança de prognóstico.