A sexta-feira (3) começou gelada na serra gaúcha. Canela marcou a menor temperatura do ano, com -2,3°C, de acordo com os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em São Francisco de Paula, os campos ficaram cobertos de geada, deixando a paisagem branca no início da manhã. Na área central da cidade, os carros ficaram cobertos com uma camada de gelo. Por volta das 6h, o termômetro marcava entre 0°C e -1°C no centro da cidade.
Poucas pessoas aguardavam o ônibus na Avenida Getúlio Vargas. O casal Flávio Rosa, de 58 anos e Neila Padilha, 53, tremiam de frio apesar de estarem bem agasalhados. Escondida atrás do marido, Neila tentava se esquentar enquanto aguardava o transporte para Igrejinha onde faria exames de saúde:
— Está muito frio. É a primeira geada do ano. Está tudo branquinho. Daqui a pouco ele (o marido) vai trabalhar e vou sentir ainda mais frio — brinca.
A atendente Iara Ramos Barcelos, 40 anos, salienta os lados positivos e negativos da primeira geada do ano. Às 5h30min, marcava -3°C no carro.
— É bom para o turismo, mas, em função da pandemia, acho que fica complicado. Tem que se agasalhar bem — lembra.
Segundo a Somar Meteorologia, a sexta será de tempo firme na cidade. No período da tarde o sol predomina, mas a temperatura não se eleva, prevalecendo a sensação de frio.
A massa de ar polar deixou pelo menos 11 municípios gaúchos com temperatura negativa nesta sexta. Além de Canela, os termômetros ficaram abaixo de 0°C em São José dos Ausentes (-1,8°C), Quaraí (-1,6°), Lagoa Vermelha (-1,5°C), Santana do Livramento (-1,1°C), Ibirubá (-0,8°C), Vacaria (-0,7°C), Dom Pedrito e Serafina Correa (-0,4°C), Santa Rosa (-0,3°C), Bento Gonçalves (-0,2°C).
*Colaborou Camila Kosachenco