Os gaúchos deverão sentir nas próximas horas uma redução nas temperaturas que deverá exigir o uso touca e cachecol. Para os porto-alegrenses, especialmente, as próximas 48 horas deverão ser de queda acentuada nos termômetros, que nesta sexta-feira (12) chegaram a 25,7ºC, segundo estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo projeções da Somar Meteorologia, a temperatura na capital gaúcha deve chegar aos 5ºC na manhã do domingo, o que representaria uma queda de quase 21ºC em pouco menos de 48 horas.
A virada no tempo, por conta de uma frente fria que avança pelo oceano em direção ao Sudeste, já causou virada no tempo com temporais no sul do Estado na quinta-feira (11). Quedas de postes de energia deixaram cerca de 16 mil clientes da CEEE na região de Camaquã.
O fim de semana deve começar também com chuva e ventania, mas termina gelado de acordo com a Somar. O sábado ainda inicia-se bastante instável em grande parte do Estado, inclusive na Capital, por conta dessa frente fria.
No decorrer do dia a chuva já vai cessando e o frio aumenta em todos os municípios gaúchos. Será o que a meteorologia chama de um dia com temperatura invertida: a noite do sábado será mais fria do que a manhã.
O frio seguirá aumentando na madrugada do domingo. A manhã deverá ser gelada e até com formação de geada no início do dia em diversas áreas gaúchas com expectativa de temperaturas perto de zero na Serra. O vento também diminui de intensidade, em relação ao dia anterior e o tempo fica mais firme. Será um domingo com as características típicas do inverno.