O agasalho tem sido o maior companheiro dos gaúchos nesta semana. Com mais um amanhecer gelado no Estado, a temperatura mínima mais baixa registrada foi de 2,5°C, em Quaraí, na Fronteira Oeste. O frio é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica que age sobre o Rio Grande do Sul, explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar.
— A região vive sob a influência de uma massa de ar polar, que deixará o dia ainda mais frio na sexta-feira (15). Apesar das temperaturas baixas que serão registradas, com risco de geada em algumas localidades da Serra e da Fronteira Oeste, não há previsão de chuva — afirma a meteorologista.
Outras cidades que também registraram mínimas baixas foram Dom Pedrito, na Campanha, com 3,5°C, e Bagé, na mesma região, com 4,5°C. Em Porto Alegre, o frio não foi tão intenso quanto no Interior e a temperatura mínima foi de 12,5°C.
A chuva, que deu esperança aos agricultores gaúchos fortemente afetados pela seca, passa a perder intensidade e, nesta quinta-feira, será registrada somente no Litoral Norte e na Serra. Os prognósticos apontam que ela deve voltar somente por volta do dia 21 de maio, diz Fabiene:
— E a chuva prevista para hoje será fraca. Isso porque a massa de ar polar, fria e seca, impede a formação de nuvens de instabilidade no Estado. Condição que se repetirá ao longo dos dias até a chuva voltar a cair no território gaúcho.