Pescadores de uma comunidade no sul da Guatemala encontraram morta uma baleia de 13 metros de comprimento em uma das praias do Pacífico. O fato incomum, devido ao tamanho do cetáceo, foi anunciado neste sábado (30) por um comunicado oficial do Conselho Nacional de Áreas Protegidas (Conap).
"É uma espécie adulta e mede cerca de 13 metros de comprimento. Não é comum ver esse tipo de espécie de grande porte nessa área", indicou a nota, assinalando que o animal foi encontrado na Praia Tulate, em San Andrés Villa Seca, a cerca de 180 quilômetros da capital do país.
A população local avisou às autoridades devido à dimensão da espécie. Neste sábado, o diretor regional da instituição, na companhia de um técnico, confirmou a descoberta.
O cetáceo se encontrava em estado de decomposição e estava sendo coordenado o traslado do corpo para que seja enterrado em outra área.
"Ainda não se sabe a causa da morte do animal, dado que ocorreu mar adentro, provavelmente há pelo menos uma semana", indicou o Conap.