Equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos públicos estão trabalhando para controlar um incêndio que atinge uma área de proteção ambiental na região entre Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Lemos, o incêndio é monitorado há dias e as chamas já estavam sendo combatidas na região do Banhado Grande, mas voltaram a se alastrar nesta quinta-feira em razão do vento forte e da falta de chuva.
– Com a estiagem, você tem uma espécie de palha. Isso faz com que o banhado fique mais seco. Há uma carga orgânica grande. Faz parte da natureza. Para reduzir esse impacto, estamos estudando a possibilidade de captação de água do Rio Gravataí para irrigar melhor o banhado, mas, também devido à estiagem, a situação do rio também não está boa – disse.
De acordo com os bombeiros de Gravataí, ainda não há detalhes sobre o número de hectares destruídos pelo fogo, que atinge a ponta de arbustos e plantas na superfície. Por ser uma área pantanosa, as equipes de combate têm dificuldade de chegar ao local da queimada.
Um helicóptero da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e aviões de pequeno porte estão sendo utilizados para lançar água sobre a vegetação em chamas.
Além disso, as autoridades estão solicitando maquinário de agricultores da região para ós trabalhos.
As causas do incêndio ainda não foram confirmadas.