Com as quatro patas sangrando e ferimentos próximos ao focinho, a gata Vitória foi a primeira paciente a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) de Esteio, inaugurado nesta segunda-feira (9).
Vítima de maus-tratos, o animal foi arrastado por um carro por quase 1km pelas ruas do bairro Novo Esteio, até conseguir se desvencilhar da corda a qual estava amarrado e ser resgatada por pedestres que presenciaram a agressão. Eles acionaram o serviço, disponibilizado pelo setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Impressionadas com a situação, a médica veterinária Helen Lyrio Arndt, integrante do Samuvet, e a coordenadora de Bem-Estar Animal, Luciane Baretta, prestaram os primeiros-socorros na pet shop para onde a gata foi levada pelos moradores.
Apesar da agressão e das dores, Vitória, batizada com este nome por quem a salvou, aparentava calma e não precisou ser conduzida ao veículo disponibilizado pelo Samuvet. Ela passou por exame físico, teve limpos os ferimentos e recebeu curativos. A médica também receitou medicamentos. A dona da pet shop que acolheu o animal se comprometeu em cuidá-lo até surgir o dono.
— Orientamos os que a salvaram para registrarem um boletim de ocorrência na delegacia de polícia e nos encaminharem o documento para que possamos dar prosseguimento ao caso. É uma situação gravíssima e o criminoso deve ser responsabilizado — ressaltou Luciane.
Desde 1º de janeiro, o Departamento de Bem-Estar Animal mantém um atendimento volante na cidade para casos de maus-tratos, atendimentos diversos e castrações de cães e gatos comunitários, errantes ou de famílias de Esteio com registro no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal (CadÚnico).
As solicitações são feitas via ouvidoria da prefeitura ou por um aplicativo de celular e passam por uma triagem. De janeiro até agora, foram cadastrados 1,5 mil pedidos. Destes, 1,374 já resolvidos. Segundo a veterinária, os casos mais urgentes - como atropelamentos - têm prioridade.
Para Luciane, a chegada do Kangoo adaptado para o transporte de gatos e cachorros qualificará o serviço, que também presta atendimentos a cavalos de Esteio. Adquirido por meio de uma compensação ambiental paga por uma empresa, no valor de R$ 97 mil, o veículo é equipado com itens como monitor multiparamétrico (capaz de medir a pressão arterial e a temperatura e também de fazer um eletrocardiograma), maca, cilindro de oxigênio, balança, medidor de glicose e bomba de infusão.
— Com esse veículo e com equipamentos de primeiro mundo que temos dentro dele, vamos salvar vidas de animais, que até hoje não encontravam esse suporte todo — ressaltou o prefeito Leonardo Pascoal, na cerimônia de entrega do veículo, realizada na manhã desta segunda-feira.
Somente no primeiro dia de funcionamento do novo carro, 13 solicitações chegaram à ouvidoria. Entre elas, o caso de Vitória, considerado pela equipe como uma raridade na cidade. Fatos relacionados à questão animal em Esteio formam o segundo maior número de pedidos via ouvidoria - o primeiro é o setor de obras.
Samuvet
Quem pode solicitar
- Responsáveis por cães e gatos comunitários ou errantes (que vivem nas ruas) e famílias que tenha registro no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal (CadÚnico).
- O atendimento só é disponibilizado para moradores de Esteio.
Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Como solicitar
O contato é feito por meio da ouvidoria da prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400 e pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível para baixar na App Store e na Google Play).