O calor dos últimos dias, com máximas acima de 30°C na maioria dos municípios, deverá aumentar ainda mais. Uma onde de calor atinge o Estado e pode fazer os termômetros chegarem a 37°C nesta quarta-feira (11). A temperatura é esperada em algumas cidades do extremo oeste gaúcho. Em Porto Alegre, há previsão de 35ºC para a quinta-feira (12).
De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia, pode-se dizer que o Estado está sendo atingido por uma onda de calor. Ela explica que as altas temperaturas dos últimos dias se devem a uma série de fatores que atuam em conjunto sobre o Rio Grande do Sul.
— Um pouco é a época do ano, mas o Estado também está sendo atingido por vento vindo do Norte, que é quente. Além disso, a condição de tempo aberto também ajuda a temperatura a se elevar — justifica.
Na maior parte do território gaúcho, o dia de mais calor deverá ser a quarta-feira. Isso se deve à condição de "pré-frontal", que é aquela sensação de abafamento antes da chegada de uma chuva forte. Segundo Fabiene, o Rio Grande do Sul deve voltar a receber chuva a partir de quinta-feira, que deve ocorrer em forma de pancadas fortes, mas com pouco acúmulo de água.