O ano de 2019 se despede dos gaúchos com a formação de uma frente fria que deverá avançar pelo Estado ao longo da terça-feira (31), provocando risco de temporais principalmente na Metade Sul.
A mudança no tempo também deixa possibilidade de chuva durante o Réveillon na Região Metropolitana e nas regiões Norte, Leste e Centro. Se a instabilidade pode atrapalhar um pouco as celebrações do Ano-Novo, pelo menos deve trazer algum alívio à onda de calor dos últimos dias, com temperaturas um pouco mais reduzidas principalmente na quarta (1º) e na quinta-feira (2).
A chegada da frente fria pela fronteira com o Uruguai pode gerar raios, rajadas de vento e até queda de granizo em qualquer parte do Estado à tarde e à noite, embora o maior volume de chuva esteja previsto para o Sul — onde pode chegar a 50 milímetros entre a terça e a quarta-feira. Isso corresponde a cerca de um terço do esperado no mês para São Borja (151 milímetros), por exemplo, ou quase a metade da média mensal em Uruguaiana (127 milímetros).
— A chuva pode ser intensificada pelo encontro da frente fria com uma massa de ar bastante aquecida que se encontra sobre o Rio Grande do Sul — afirma o meteorologista Eduardo Gonçalves, da Somar Meteorologia.
Em Porto Alegre, a virada no tempo deve ocorrer com uma pancada mais intensa e depois alternar com períodos de melhoria, fechando um mês atipicamente seco. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) compilados pela Somar, a Capital registrou apenas três dias de chuva até agora em dezembro, com um acumulado de 19 milímetros contra uma média histórica de cem milímetros. Já a temperatura máxima alcançou média de 31,9ºC até o dia 30, bem acima do padrão mensal de 29,5°C.
A passagem da frente fria reduz o calorão na quarta e, principalmente, na quinta-feira, quando as máximas devem ficar abaixo de 30°C em várias regiões do Estado. Nos dias seguintes, porém, a tendência é de o tempo voltar a firmar e aquecer progressivamente.
Previsão para algumas cidades:
- Porto Alegre: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 39°C.
- Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 35°C.
- Caxias do Sul: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 33°C.
- Santa Maria: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 37°C.
- Santa Rosa: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 38°C.
- Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 36°C.
- Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 34°C.
- Torres: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 29°C.
- Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 33°C.
- Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 34°C.
- Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 36°C.
- Bagé: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 35°C.
- Tramandaí: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 28°C.
- Xangri-Lá: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 29°C.
- Capão da Canoa: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 29°C.
- São Borja: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 36°C.