As manchas de óleo que começaram a aparecer nas praias do Nordeste no início de setembro chegaram a Salvador, capital da Bahia.
Mais de cem toneladas de borra de petróleo já foram recolhidos no litoral de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Em sua rota para o sul, as manchas escuras foram vistas nas areias de praias como Piatã, em Salvador, na manhã desta sexta feita (11). Em dias anteriores, havia já registro de óleo na região metropolitana.
A prefeitura de Salvador já esperava pela chegada do petróleo e havia mobilizado equipes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) nas praias de Stella Maris e Itapuã, desde às 5h, segundo informou o jornal baiano Correio.
A prefeitura soteropolitana prepara um plano de emergência em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a limpeza das praias.
– A emergência é para retirar, porque não tem como evitar. O óleo está na água, e a dificuldade de conter é imensa. A nossa ação é só de limpeza, mas é um trabalho difícil, e vamos enfrentar em conjunto com o Ibama – disse, ao Correio, o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara.