A Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de chuva intensa, vento forte e queda de granizo em pontos isolados do Estado a partir das 18h desta terça-feira (1º). A instabilidade avança pelo Sul e deve atingir todo o território gaúcho. Conforme a Somar Meteorologia, a responsável é uma frente fria vinda do Uruguai que já provoca chuva com raios em cidades do extremo-sul, como Chuí.
O temporal deve atingir a Região Central na noite desta terça-feira. As regiões Metropolitana e Norte devem ser afetadas ao longo da quarta-feira (2), possivelmente pela manhã.
No fim desta madrugada, rajadas de vento de 71 km p/hora causaram transtorno em Santa Maria, na região central. A ventania durou cerca de 20 minutos, o bastante para mandar pelos ares sete telhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, no bairro Passo D'Areia. A Defesa Civil municipal registrou, também, queda de galhos sobre a Rua Canário, no bairro Itararé, e queda de reboco de prédios antigos. Pelo menos quatro sinaleiras deixaram de funcionar no momento da ventania.
— Estamos nos preparando para a chuva forte que deve cair quinta-feira —disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Adão Lemos.