Dois filhotes de onça-pintada são a nova sensação do zoológico de Marechal Floriano, no Espírito Santo. Nascidos em 20 de junho, os dois machos foram revelados ao público somente no fim de agosto. Por conta da dificuldade da reprodução em cativeiro das onças-pintadas, o nascimento dos pequenos é raro — este foi o primeiro caso registrado no Estado, segundo o zoo. As informações são do G1.
Para que a reprodução em cativeiro das onças ocorra, é preciso que elas estejam em um ambiente adequado, sem estresse. Além disso, o casal precisa ter afinidade. Atualmente, no
Brasil, os animais da espécie correm risco de extinção.
Filhos de Tupã, a mãe, e Negão, o pai, os filhotes nasceram bastante parecidos com seus progenitores. Um, é cheio de pintinhas, assim como a mãe, o outro, todo preto, exatamente como o pai, que morreu antes do nascimento, segundo o zoológico.
Todo o processo de acasalamento e gestação foi acompanhado pelos veterinários do zoológico. Por meio de câmeras instaladas na área em que os animais ficavam, o parto pôde ser acompanhado pelos cuidadores. A gestação das onças dura de 90 a 110 dias.
O zoológico informa também que os irmãos passaram por avaliações de veterinários e estão adaptados ao ambiente. Os nomes, entretanto, ainda não foram definidos. A ideia do zoológico é promover um concurso para receber sugestões de moradores da região e visitantes do local. Em breve, os filhotes também poderão ser vistos pelos visitantes.