Um incêndio atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O Corpo de Bombeiros do Estado atua no combate às chamas desde sexta-feira (27), em conjunto com os brigadistas do parque. Segundo o jornal Correio Braziliense, o fogo atingiu, até o momento, aproximadamente 3 mil hectares no interior do parque e mais 3,5 mil hectares no entorno.
Conforme os bombeiros, os trabalhos seguem sem interrupção durante a noite. Neste sábado (28), são 24 bombeiros, que contam com apoio de aeronaves. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) também atua na área com quatro aviões. Parte dos focos foram combatidos e extintos. A chuva caiu em alguns locais isolados, mas foi insuficiente para o combate às chamas.
Uma das dificuldades enfrentadas pelas equipes é a extensão das áreas atingidas pelo fogo e o terreno acidentado. Ainda conforme os bombeiros, existe uma linha de fogo, de aproximadamente oito quilômetros, na região do Rio dos Couros. No início da manhã deste sábado, um helicóptero foi usado para sobrevoar estar área e transportar equipes de bombeiros e brigadistas. Durante o voo, foram constatados dois novos focos de incêndio.
A Delegacia Estadual do Meio Ambiente foi acionada para investigar as causas e identificar os possíveis incendiários. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, em 2001, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Em outubro de 2017, o parque enfrentou por 20 dias de incêndio, que consumiu 75 mil hectares. A área preservada conta atualmente com 240 mil hectares.