Em meio a intensa onda de calor que está atingindo o Japão, autoridades de Tóquio afirmam que 45 pessoas morreram na área metropolitana em uma semana, provavelmente em consequência da insolação e hipertermia. Segundo a polícia, as vítimas tinham entre 40 e 90 anos.
A agência de notícias NHK obteve informações adicionais sobre a vida de 26 dessas pessoas. Treze eram idosos que viviam sozinhos, incluindo uma mulher na casa dos 70 que morava no distrito de Katsushika. Ela foi encontrada morta em um quarto com ar-condicionado quebrado. Muitas vezes, as vítimas tinham pouco contato com a vizinhança, mesmo quando moravam com familiares.
Na quarta-feira (7), na cidade de Nishitokyo, duas mulheres de 90 e 60 anos, que seriam mãe e filha, foram encontradas mortas em um quarto com a temperatura chegando a 38ºC. A polícia e vizinhos afirmaram que as duas tinham rejeitado a ajuda do governo local e se recusavam a ter contato com as pessoas da comunidade.
No distrito de Suginami, um homem de 88 anos, que sofre de demência, perdeu a esposa de 83 anos que cuidava dele. Ela morreu na segunda-feira (5), no apartamento em que viviam. Segundo relatos, eles não estavam usando o condicionador de ar.