A quinta-feira (4) promete ser gelada na serra catarinense, com legítima cara de inverno. Em Urupema, o termômetro chegou a registrar -4,7°C às 6h, no Parque de Exposições — o local mais alto e, portanto, mais gelado do município. É a temperatura mais baixa do ano até agora em Santa Catarina. A previsão é de geada para a região.
Mas não foi somente a Serra que começou o dia com frio. Moradores do meio-oeste também puderam sentir a chegada do ar gelado na manhã desta quinta. Os municípios de Lebon Régis, Frei Rogério, Curitibanos, Ponte Alta do Norte e Otacílio Costa começaram a quinta com termômetros registrando 0°C.
A condição é resultado da massa de ar frio polar que chegou ao Estado. Na prática, significa que, além de gelada, a quinta-feira também deve ser de sol em função do ar frio, que também é seco. Em Lages, o amanhecer foi de paisagens típicas de inverno. O termômetro marcou -1,9°C.
O frio também se fez presente em outros locais do país. No Paraná, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima foi de 4°C, já em São Paulo, os termômetros chegaram a registrar 8°C.
Na terça-feira (3), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), fez um alerta para a onda de frio nos próximos dias nos Estados da região Sul, além de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Segundo o comunicado, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, o frio mais intenso deve ocorrer no final de semana, com mínimas de aproximadamente 5°C nas primeiras horas dos dois dias. Nestas áreas, espera-se aumento gradual das temperaturas a partir de segunda-feira (8).