A sequência de dias ensolarados no Rio Grande do Sul deve terminar nesta quinta-feira (4), com a chegada de uma frente fria que deve provocar temporais em todas as regiões, principalmente a partir do final da tarde. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades podem ter grandes acumulados, acompanhadas de rajadas de vento, geada e trovoadas. Queda de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos, entre outros estragos, podem ser provocados por chuva forte.
O dia deve começar com sol, o que pode elevar a temperatura rapidamente. O calor e a umidade, trazidos pelo vento Norte, provoca, a partir do começo da tarde, o aumento da nebulosidade e formação da instabilidade sobre todo o Estado, que culmina com os temporais no final do dia, atingindo todas as regiões, mas com algumas particularidades.
— É difícil precisar por onde a chuva começa, pois esse vento Norte está presente em todo o Estado. Mas é mais provável que a chuva comece no Norte ou Noroeste — estima o meteorologista Caio Guerra, da Somar Meteorologia.
Queda de temperatura após a chuva
A máxima da quinta-feira (4) irá depender da hora que a chuva começar, pois a mudança do tempo irá provocar uma queda nos termômetros. A máxima prevista para esta quinta-feira (4) é de 33°C, que pode acontecer em Campo Bom, no Vale do Sinos, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em Canguçu, na Região Sul, enquanto a mínima é de 14°C, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 22°C e 31°C.
Algumas cidades, principalmente na metade sul do Estado, podem ter a mínima registrada depois da máxima. A instabilidade deve durar menos na região e, depois da chuva, vento Sul começa a soprar no Extremo Sul e na campanha gaúcha, derrubando consideravelmente a temperatura.
Na quarta-feira (3), a maior parte do Estado teve temperatura maior ou próxima dos 30°C. A maior temperatura do Estado foi registrada em Camaquã, na Região Sul, 33,8°C, e a mínima foi em Vacaria 15,8°C, na Serra. Em Porto Alegre, o dia os termômetros ficaram entre 22,7°C e 32,6°C.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira (4):
Capital: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
Pelotas: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C
Caxias do Sul: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 27°C
Santa Maria: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 30°C
Santa Rosa: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C
Erechim: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 30°C
Uruguaiana: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 31°C
Torres: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 32°C
Tramandaí: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C
Capão da Canoa: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 32°C
Xangri-Lá: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
Rio Grande: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C
Mostardas: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Passo Fundo: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 30°C
Bagé: pancada de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 29°C