O domingo e a segunda-feira prometem ser de chuva intensa no Rio Grande do Sul, com fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em algumas áreas.
As precipitações devem avançar para todo o Estado ao longo do domingo, mas os maiores volumes estão previstos na parte oeste do território. A severidade aumenta na segunda-feira, o que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a lançar para esse dia um aviso de perigo válido para quase todo o território gaúcho, excetuando apenas parte da faixa leste.
O alerta do instituto é de tempestade, com possibilidade de precipitações de 30 a 60 milímetros no intervalo de apenas uma hora e acumulado de 100 milímetros ao longo do dia. As rajadas de vento podem alcançar de 60 a 100 km/h. Conforme o Inmet, ao longo de toda a segunda-feira há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. O aviso orienta a população a não se abrigar sob árvores, por causa do risco de queda e de descargas elétricas, e a não estacionar veículos perto de torres de transmissão de energia ou de painéis de publicidade.
Segundo o meteorologista Caio Guerra, da Somar Meteorologia, os temporais vão ocorrer devido à combinação de uma zona de alta pressão com linhas de instabilidade na atmosfera. Esse fenômeno vinha se formando neste sábado. O predomínio de vento de norte está trazendo ar quente e úmido do Paraguai para o Rio Grande do Sul, entrando pela região oeste do Estado.
— Quando esse ar encontra as linhas de instabilidade, ocorre a formação de nebulosidade. O fenômeno começa neste sábado pelo oeste gaúcho e ganha força a partir da madrugada deste domingo. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia. Por conta da persistência e da intensidade, os volumes de precipitação podem ser elevados — afirma Guerra.
Conforme o meteorologista, o fenômeno vai redundar na formação de uma frente fria sobre o território do Rio Grande do Sul entre a segunda e a terça-feira. Depois que essa frente avançar para o norte, vai ocorrer a entrada de ar frio no Estado, levando a uma queda nas temperaturas. Conforme previsão do 8º Distrito de Meteorologia, as mínimas devem ser de 13ºC na terça-feira e de 12ºC na quarta.