Há mais de 30 anos, o aposentado Manoel Olmedo, 79 anos, tem a mesma rotina. Separa a cadeira de praia, a água quente, o chimarrão, reúne alguns amigos, tira os tênis e garante seu lugar sob os arcos do Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Apesar do calor que alcançou os 35°C nesta quinta-feira (21), na Capital, ele não deixou de lado e velho hábito e encara com o humor a onda de altas temperaturas que assola o Rio Grande do Sul.
— É vitamina D de graça. Não tem muito o que se fazer, eu apenas administro a situação e não potencializo o problema. Bebo mais de três litros de água nos dias mais quentes para me manter hidratado e, de noite, chego a sonhar que estou no frio do Canadá ou no Alaska — diz, entre risadas, o senhor, que estava protegido por um boné e óculos escuros.
E o calorão deve permanecer atuando em todo o Estado hoje e em grande parte do dia amanhã, porque uma massa de ar seco age sobre a região e garante o predomínio do sol, como explica o meteorologista da Somar Caio Guerra:
— As temperaturas elevadas devem permanecer até o final da tarde de sábado, quando a expectativa é de que os termômetros alcancem os 37°C em Porto Alegre. Como o céu conta com pouca presença de nuvens, o sol incide com mais intensidade na Terra, isso requer mais cuidados com a pele, porque o Índice de Ultravioleta (IUV) está acima de 11 — diz Guerra.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, as categorias de intensidade de IUV vão de 1 (baixo) até superior a 11 (extremo), e ficar exposto à luz solar na faixa horária entre às 10h e 16h contribui para o desenvolvimento de doenças como câncer de pele.
Alívio chega, mas traz preocupação
Com uma camiseta amarrada na cabeça e exalando o tradicional perfume de protetor solar — artifícios usados para se proteger do calor —, o vendedor Leandro Pereira, 32 anos, havia terminado a rotina de exercícios físicos e encaminhava-se para casa para, posteriormente, começar a jornada de trabalho em shopping da Capital. Porém, para além das atividades a serem desenvolvidas no emprego, o foco dele era o ar-condicionado da loja em que trabalha.
— Faz toda a diferença trabalhar em locais refrigerados em dias como esses. Eu sou natural de Caxias do Sul, faz dois anos que moro em Porto Alegre, e o calor daqui é insuportável. De noite, aqui, sem ventilador ou qualquer outro equipamento de refrigeração de ar, fica bem complicado de dormir e de descansar — relata Pereira.
Para alívio de quem não é fã do calor, no início da noite de sábado, o tempo deve virar, o que, por outro lado, pode trazer preocupação. Isso porque o avanço de uma frente fria vinda da Fronteira Sul deve provocar chuva na faixa litorânea e Sul do Estado. No domingo, ela vai predominar por, praticamente, todo solo gaúcho e há risco de temporal com a presença de ventos intensos, diz o meteorologista da Somar:
— Com a aproximação dessa frente, há expectativa de chuva forte. Além disso, será registrada queda brusca nas temperaturas na segunda e terça-feira, com algumas localidades da Serra Gaúcha podendo registrar médias abaixo de 10°C no turno da manhã.
O clima nesta sexta-feira (22) em algumas cidades
Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 36°C
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 36°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 30°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 35°C
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 36°C
Erechim: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 19°C e máxima de 32°C
Uruguaiana: tempo firme e ensolarado. Mínima de 21°C e máxima de 36°C
Torres: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 23°C e máxima de 33°C
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 24°C e máxima de 32°C
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 33°C
Xangri-Lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 32°C
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 25°C e máxima de 34°C
Mostardas: tempo firme e ensolarado. Mínima de 25°C e máxima de 30°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 32°C
Bagé: tempo firme e ensolarado. Mínima de 18°C e máxima de 34°C