As atividades de licenciamento florestal em Bento Gonçalves foram retomadas na manhã desta segunda-feira (29). O recolhimento da documentação é feito através do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) que voltou a funcionar no município.
O uso do Sinaflor é obrigatório para o licenciamento de serviços florestais desde maio deste ano 2018, conforme instrução normativa do Instituto Brasileiro do meiio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O prazo para entrega da documentação havia sido estendido para 17 de setembro. Porém, conforme a prefeitura de Bento Gonçalves o Sinaflor encontrava-se fora de operação até a última semana.
O corte de árvores ou qualquer tipo de vegetação nativa em Bento ainda pode ser protocolado na Sala do Empreendedor, no centro administrativo, para o recolhimento de taxa. Mas a documentação exigida pelos formulários deverá ser encaminhada online, por meio do Sinaflor, no site do Ibama.
As solicitações protocoladas na Sala do Empreendedor e que ainda aguardam autorização para corte ou supressão de vegetação também deverão encaminhar os documentos por meio do sistema.