Além da massa polar que deve derrubar as temperaturas no Estado e até provocar neve a partir desta quinta-feira (9), a Defesa Civil emitiu um alerta nesta quarta-feira (8) para a possibilidade de vendaval e chuva forte em toda a costa gaúcha. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de risco de tempestade para todo o Rio Grande do Sul, com chance, ainda, de granizo.
Segundo o comunicado da Defesa Civil, os riscos são maiores a partir das 8h desta quinta-feira até as 8h de sábado (11).
As rajadas de vento podem variar de 60 km/h, consideradas moderadas, e podem vir acompanhadas de chuva intensa.
O alerta vale para todo o litoral gaúcho, regiões Sul, Campanha e Metropolitana. Conforme a Defesa Civil, o nível de severidade é de "perigo potencial". Por isso, recomenda-se atenção aos moradores dessas áreas e, em caso de danos, deve-se acionar o órgão (telefone 199).
O aviso do Inmet informa que ha riscos de chuva de 20mm a 50mm, ventos intensos (40 a 60 km/h), e queda de granizo a partir das 10h e até o final do dia. Segundo o órgão, a baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Já no litoral, os "ventos costeiros" têm potencial de estrago maior, sendo a orientação procurar a Marinha do Brasil ou a Defesa Civil.
Ciclone extratropical
De acordo com a Somar Meteorologia, a formação de um ciclone extratropical mais afastado na costa vai causar os ventos fortes e a chuva intensa na faixa leste do Rio Grande do Sul. As demais regiões devem ter chuva fraca nesta quinta-feira. No Noroeste e na Fronteira Oeste, a previsão é de um dia com poucas nuvens e sem precipitações.
A Somar ressalta que a instabilidade logo perde intensidade e uma nova massa de ar seco e frio avança pelo Estado até o fim desta semana, trazendo o tempo firme de volta, bem como a queda da temperatura.
Alertas
O sistema de alertas da Defesa Civil está em operação desde o dia 18 de dezembro no Estado. O serviço é gratuito e oferecido através de mensagem para o celular que o usuário cadastrar. Para participar, basta mandar mensagem para o telefone 40199 informando o número do CEP de onde você mora — é possível, inclusive, informar mais de um endereço postal.
Já o Inmet publica avisos meteorológicos em seu site. Basta acessar o portal e clicar na aba"avisos". Os alertas aparecem no mapa e, ao clicar na região marcada, um novo link informa quais são os riscos e quais locais pode atingir.