A terça-feira (03) segue com tempo instável em parte do Rio Grande do Sul. Na metade norte, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana, devem correr pancadas de chuva pela manhã e precipitações isoladas à tarde. Os acumulados previstos são baixos e não devem passar de 10mm.
No sul do Estado, não há previsão de chuva, mas o céu fica nublado ao longo do dia. Apenas na Campanha e na Região Central é que o tempo aberto deve predominar.
Na maioria das cidades gaúchas, a temperatura deve variar entre 10°C e 20°C nesta terça-feira. No extremo Sul, pode fazer frio. Chuí e Santa Vitória do Palmar devem registrar 5°C ao amanhecer. Mesmo à tarde, os termômetros não sobem muito. A máxima nessa região deve ser de apenas 10°C.
O frio mais intenso, contudo, é esperado na Campanha e na Serra. Bagé e Cambará do Sul devem ter mínima de 4°C, a menor do dia no Estado. A máxima desta terça-feira é esperada em Iraí, no Norte, e em Tramandaí e Torres, no Litoral Norte, com 21°C.
— É comum após a passagem de uma fria, como esta que vem trazendo chuva ao Rio Grande do Sul, a chegada de uma massa de ar mais frio. Como essa frente passa primeiro pelo sul do Estado, as cidades dessa região devem ser as primeiras a sentir uma queda na temperatura — explica o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro.
Porto Alegre teve mínima de 15,6ºC e máxima de 19,6°C nesta segunda-feira (02). A terça-feira na Capital deve amanhecer com pancadas de chuva e temperatura em torno de 12°C. À tarde, pode fazer 15°C, com predomínio de céu nublado. À noite, a temperatura deve cair para 11°C.
Próximos dias
Na quarta-feira (04), a chuva perde força na maior parte do RS. Apenas no norte do Estado é que a instabilidade deve continuar, devido a tempestades que se formam na Argentina e no Paraguai e avançam pelo extremo Norte, influenciando o tempo na região.
– Combinadas à passagem da frente fria, essas novas instabilidades devem ser mais fortes na Serra. Em cidades como Vacaria e Canela são esperados acumulados em torno de 30mm na quarta-feira — explica Jonas.
Em Porto Alegre, pode chover a qualquer hora do dia e com mais intensidade à noite. No Sul, a chuva dá uma trégua, mas o dia ainda deve ter muitas nuvens. A temperatura deve cair em relação aos dias anteriores, com risco de geada em pontos isolados da Campanha e da Serra.
Chuva no RS
A semana começou chuvosa no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a chuva começou no final da manhã desta segunda-feira. Até o fim da tarde, foram registrados acumulados em torno de 14mm na Capital.
Os volumes também foram altos em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em Dom Pedrito, na Campanha, onde choveu 33,4mm e 31mm, respectivamente. As precipitações mais intensas ocorreram no sul do Estado.
— Em Jaguarão, os acumulados desta segunda-feira somaram 51,8mm, quase metade do volume de chuva esperado para todo o mês de julho no município — afirma Ribeiro.
Confira a previsão para algumas cidades nesta terça-feira (03):
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 11°C e máxima de 16°C
Pelotas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 9°C e máxima de 16°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 8°C e máxima de 16°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 18°C
Santa Rosa: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 19°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 19°C
Uruguaiana: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 7°C e máxima de 14°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 21°C
Rio Grande: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 11°C e máxima de 15°C
Mostardas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 12°C e máxima de 18°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 19°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 4°C e máxima de 12°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 21°C