Com o mau tempo que atua sobre o Rio Grande do Sul, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu, nesta segunda-feira (16) alerta para o risco de temporais no Estado na terça-feira (17). Segundo a Sala de Situação do órgão, existe possibilidade de "trovoadas, granizo e ventos em forma de rajadas" em toda a metade sul, leste e nordeste do RS.
As regiões Metropolitana, da Serra, Litoral Norte e Centro Leste devem ser as mais afetadas pelo mau tempo. Os índices acumulados de chuva podem ser mais elevados também em partes do Centro, da Campanha e do Sul.
Segundo a secretaria, da faixa leste até a campanha, deve registrar chuva a partir da noite desta segunda. Os acumulados poderão ficar entre os 60mm e 80mm. A partir de terça, o aguaceiro deve descer em direção ao sul do Estado.
"Devido ao contraste de temperatura também pode haver granizo significativo", pontua o boletim.
Porto Alegre
A noite desta segunda e madrugada de terça têm condições para grandes acumulados de chuvas, ventos fortes e possibilidade de granizo em Porto Alegre e na Região Metropolitana, assim como na serra gaúcha, em razão de um sistema de baixa pressão.
Na Capital, pode haver ventos de 50 km/h, segundo informações da Somar Meteorologia. A precipitação segue ao amanhecer e, ao longo do dia, pode registrar cerca de 30 mm — um quarto da média histórica para julho. Haverá baixa amplitude térmica, com mínima de 16°C e máxima de 19°C.
Temperaturas em elevação
Na manhã de terça, a temperatura deve ficar entre 12°C e 16°C na maioria das cidades gaúchas. No extremo Sul, as marcas ficam mais baixas. A mínima prevista para esta terça-feira é de 11°C no Chuí e em Santa Vitória Palmar. Nessa região, a máxima também fica baixa e não passa de 15°C.
No Norte, no Noroeste e na Fronteira Oeste, a temperatura sobe mais em relação às demais áreas do Estado, com mínimas em torno de 18°C e máximas próximas de 30°C. Em Santa Rosa e Erechim, os termômetros podem marcar até 28°C pela tarde. A máxima deve ocorrer em Iraí, no Norte, com 31°C. Nos próximos dias, a temperatura deve se elevar também em outras regiões do Estado.