A terça-feira (17) deve ser de chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul, devido a instabilidades associadas a uma área de baixa pressão atmosférica. Os maiores volumes são esperados na Região Central e no leste do Estado e devem atingir, inclusive, Porto Alegre e Região Metropolitana. De acordo com a Somar Meteorologia, os acumulados nessas áreas podem chegar a 50mm.
— Como já vem chovendo em várias áreas do Estado desde o final do domingo, as precipitações desta terça têm maior potencial para transtornos. Com o solo mais úmido e o nível do rios subindo, podem ocorrer alagamentos, por exemplo. A chuva também pode vir acompanhada de descargas elétricas e vento moderado — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.
Nesta segunda-feira (16), Porto Alegre registrou mínima de 13,3°C e máxima de 20,6°C. A terça-feira na Capital deve ser chuvosa, com precipitações a qualquer hora do dia. Por conta da grande concentração de nuvens, a temperatura não varia muito ao longo do dia. A mínima prevista é de 16°C e a máxima, de 21°C.
Pela manhã, a temperatura deve ficar entre 12°C e 16°C na maioria das cidades gaúchas. No extremo Sul, as marcas ficam mais baixas. A mínima prevista para esta terça-feira é de 11°C no Chuí e em Santa Vitória Palmar. Nessa região, a máxima também fica baixa e não passa de 15°C.
No Norte, no Noroeste e na Fronteira Oeste, a temperatura sobe mais em relação às demais áreas do Estado, com mínimas em torno de 18°C e máximas próximas de 30°C. Em Santa Rosa e Erechim, os termômetros podem marcar até 28°C pela tarde. A máxima deve ocorrer em Iraí, no Norte, com 31°C. Nos próximos dias, a temperatura deve se elevar também em outras regiões do Estado.
— A média histórica de temperatura para o mês de julho é de 19,3°C, então teremos, nos próximos dias, marcas quase 10°C acima dessa média. Apesar de não ser muito esperado nessa estação, esse tipo de evento costuma ocorrer uma ou duas vezes no inverno, geralmente antes da chegada de uma chuva mais forte — explica Guerra.
Na quarta-feira (18), a instabilidade se desloca para o sul do Estado e para as áreas de fronteira com o Uruguai. Pode chover fraco nessa região até o início da tarde, quando o sol deve voltar a aparecer em todo o Rio Grande do Sul. Assim como no último fim de semana, os termômetros devem se aproximar de 30°C em várias cidades, incluindo a Capital.
Chuva no RS
A semana começou chuvosa em praticamente todo o Estado. Os maiores volumes foram registrados no Sul, na Serra e no Litoral Norte. Em Canela e Torres, por exemplo, foram registrados acumulados de 20mm e 21mm, respectivamente. A cidade que teve o volume mais alto foi Soledade, onde choveu aproximadamente 25mm. Em Porto Alegre, os acumulados somaram 5mm.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 19°C
Caxias do Sul: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 20°C
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Santa Rosa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 28°C
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 28°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 19°C
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 19°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 26°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C