No último dia de julho, o sol deve predominar na maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas no Litoral Norte há risco de chuva fraca e isolada, devido ao vento que sopra do oceano e carrega umidade para o continente. Nas demais regiões, a previsão é de tempo firme e poucas nuvens ao longo do dia, de acordo com a Somar Meteorologia.
A terça-feira (31) também deve ser marcada pelo aumento do frio. A maioria das cidades gaúchas amanhece com temperatura entre 5°C e 7°C e devem ter máxima entre 11°C e 15°C. Em Iraí, no Norte, pode fazer 20°C à tarde. A mínima deve ocorrer à noite, no extremo Sul, com 4°C no Chuí e em Santa Vitória do Palmar.
— Mesmo com tempo aberto, a temperatura fica baixa, principalmente ao amanhecer e à noite. Como o vento sopra do sul do continente para o interior do Estado, carregando ar mais gelado, o frio prevalece mesmo com a presença do sol — explica o meteorologista da Somar William Minhoto.
Porto Alegre, que teve o julho mais chuvoso dos últimos três anos, deve encerrar o mês com tempo firme. Na terça-feira, os termômetros devem variar entre 10°C e 17°C na Capital. Na segunda-feira (30), Porto Alegre registrou mínima de 12,3°C e máxima de 17,4°C.
O sol deve continuar, pelo menos, até a quarta-feira (1º). Na quinta (2), a chuva já deve retornar ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações devem ser mais fortes no norte e no leste do Estado, incluindo Porto Alegre, com risco para temporal.
— Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 40mm na quarta, com descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h. Nas demais áreas do Estado, a chuva deve ocorrer de forma mais fraca — afirma Minhoto.
Previsão aponta para mais um mês chuvoso
Como será agosto? Chuvoso. Pelo menos, é o que aponta a previsão da Somar Meteorologia. São esperadas chuvas frequentes e volumosas, com acumulados que podem ficar até 100mm acima da média no norte e no leste do Estado.
Segundo a Somar, a chuva virá em pelo menos três episódios duradouros, e a última semana do mês será mais seca. Apenas o extremo Sul terá chuva abaixo da média.
Além da chuva, o Estado também deve ser atingido por uma nova onda de frio na primeira quinzena de agosto, com possibilidade de geada em algumas cidades.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 17°C
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 14°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 13°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 15°C
Santa Rosa: tempo firme e ensolarado. Mínima de 6°C e máxima de 15°C
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 14°C
Uruguaiana: tempo firme e ensolarado. Mínima de 5°C e máxima de 13°C
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 11°C e máxima de 15°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 10°C e máxima de 16°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 9°C e máxima de 16°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 10°C e máxima de 16°C
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 14°C
Mostardas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 10°C e máxima de 15°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 15°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 5°C e máxima de 12°C