Um sistema de baixa pressão atmosférica intensifica as áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul neste sábado (7). Assim como na sexta-feira (6), o dia deve ser de precipitações fracas – abaixo dos 10mm – em grande parte do Estado. Apenas nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai e no Litoral Sul é que há risco de temporal, mas o volume não passa dos 35mm. O tempo fica firme, apenas com variação de nebulosidade, em alguns municípios do Norte, perto de Santa Catarina.
O frio persiste pela manhã, com mínima de 6°C em São José dos Ausentes, na Serra. A previsão é de temperatura amena durante a tarde, com máxima de 22°C em Torres e Tramandaí, ambas no Litoral Norte. Também no Litoral, a Somar Meteorologia alerta para ressaca ao longo do dia. As rajadas de vento podem ultrapassar os 70km/h.
No começo de domingo (8), o sistema de baixa pressão atmosférica persiste e causa chuva em quase todo o RS, com risco de pancadas fortes no Norte. As temperaturas não variam muito em relação ao dia anterior. A mínima do Estado será de 6°C, em São José dos Ausentes, e a máxima, de 18°C, em Porto Alegre. Há a possibilidade de rajadas de vento de mais de 60km/h em todo o Litoral.
A partir da segunda-feira (9), a instabilidade diminui e uma massa de ar polar avança pelo Rio Grande do Sul.
— O frio aumenta em todo o Estado, com risco de geada na região da Serra — afirma o meteorologista da Somar João Luiz Martins.