No último dia de outono, a massa de ar seco ainda predomina e deixa o tempo seco em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas continuam se elevando gradativamente, diminuindo a sensação de frio. Com a aproximação de uma nova frente fria pelo Uruguai, a sensação de calor aumenta durante a tarde. A máxima na Capital deve chegar nos 21°C. Por conta do céu aberto, o frio, os ventos calmos, e o nevoeiro em Porto Alegre podem durar até o final da manhã desta quarta-feira (20).
Na quinta-feira (21), uma frente fria avança e leva chuva para todo o Estado. Não são esperados acumulados elevados para a Faixa Leste, porém, no Oeste, a influência do corredor de umidade da Amazônia deixa os acumulados um pouco mais altos, e as pancadas acontecem já pela manhã. O risco para chuva mais forte ocorre nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai.
As temperaturas aumentam durante a tarde no Estado, garantindo um início de inverno com sensação de calor na metade noroeste gaúcha. Atenção também para o vento forte e acima dos 50km/h em boa parte do Rio Grande do Sul, em especial nas faixas litorâneas e sul.
Na sexta-feira (22), a frente fria avança pela costa e provoca chuva fraca no extremo norte do Rio Grande do Sul nas primeiras horas do dia, mas com acumulados menores do que do dia anterior. No final do dia, novas áreas de instabilidade se formam e causam precipitação entre as localidades que fazem fronteira com o Uruguai e o litoral sul gaúcho. Nas demais regiões, o tempo é estável e o sol predomina, porém, os ventos passam a soprar de Sul, voltando a trazer sensação de friozinho para todo o Rio Grande do Sul.
TENDÊNCIA
No sábado (23) novas áreas de instabilidade avançam, associadas à formação de uma outra frente fria, aumentando o risco para chuva forte no Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Sul.