A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) está investigando o que teria alterado a cor do Rio Paulo, em Getúlio Vargas, no norte do Estado. No final de semana, o órgão recebeu relato de que o rio apresentava coloração vermelha.
Ainda no sábado (23), uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente constatou a alteração de cor em um trecho estimado de 500 metros. Segundo o secretário, Daniel Fernandez, a água não tinha cheiro e não registrava formação de espuma.
— Estamos falando de um trecho bem pequeno do rio que não apresenta qualquer consequência para a população — ressaltou Fernandez.
Na tarde desta segunda-feira (25), estiveram novamente no local uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Patram e Corsan e constataram que a coloração já desapareceu. No mesmo dia, empresas foram vistoriadas, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.
Uma amostra da água foi coletada pela Corsan no final de semana para identificar as causas e será enviada nesta terça-feira (26) para laboratório na Capital. Conforme o secretário, não é possível afirmar se ocorreu contaminação química, ou se a cor é causada por algas, por exemplo.
Já a Patram afirma que está tentando identificar qual produto foi lançado, e os responsáveis pela alteração na água.